Benxi
R Pe Anacleto 231
Ponta Grossa
(42) 99982-6056
contato@obyambiental.com
Remoção de tanques de combustíveis - Oby Ambiental
Serviços

Remoção de tanques de combustíveis requer atenção!

Em primeiro lugar, em Postos de combustíveis e/ou Sistemas Retalhistas de Combustíveis deve ser executado a remoção dos tanques de combustíveis para troca com certa periodicidade, conforme sua data de validade ou possíveis vazamentos. Portanto, para este procedimento deve-se realizar estudos ambientais para remoção de tanques de combustíveis. A legislação pertinente no Paraná é a RESOLUÇÃO SEMA Nº 021/2011.

Os tanques subterrâneos que apresentarem vazamento, certamente deverão ser removidos por empresa certificadas , com prévio agendamento junto ao IAP, executando ações de desgaseificação e limpeza previstos nas normativas e exigências dos órgãos ambientais.

A OBY AMBIENTAL REALIZA TODO PROCEDIMENTO DE REMOÇÃO DE TANQUES DE COMBUSTÍVEIS BEM COMO OS ESTUDOS DE PASSIVOS AMBIENTAIS, REMEDIAÇÃO AMBIENTAL, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO. CLIQUE AQUI E SOLICITE UM ORÇAMENTO.

Deve-se executar e apresentar os Estudos de Identificação de Passivos Ambientais no procedimentos, e caso comprovada a presença de contaminação, realizar medidas de remediação ambiental. Se confirmada a  presença de fase livre,  deve-se proceder imediatamente à implantação do sistema de remoção de tanques de combustíveis.

Qual o procedimento?

Então, antes de se iniciar quaisquer procedimentos, levantam-se dados referentes ao tanque e seu histórico. Posteriormente realizam-se os estudos de fundo de cava no entorno dos tanques que avalia a situação ambiental do subsolo do terreno. Esta é realizada através de medição de gases voláteis e coleta e análise de amostras de solo em laboratórios certificados com ISO 17025. São verificados parâmetros analíticos de qualidade referente a presença de combustíveis como:

  • BTEX ( Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xileno);
  • PAH ( Hidrocarbonetos Aromáticos Polinucleados);
  • TPH ( Hidrocarbonetos totais de petróleo).

Caso confirmado a contaminação procede-se com técnicas de remediação ambiental, ou caso o local afetado seja pequeno é possível realizar a remoção do solo.

Após a remoção de tanques, estes devem ser adequadamente destinados. As empresas envolvidas neste processo, tanto de transporte, quanto destinação,  devem fornecer todos os certificados de destinação bem como estarem licenciadas pelos órgãos ambientais competentes.