Benxi
R Pe Anacleto 231
Ponta Grossa
(42) 99982-6056
contato@obyambiental.com
Conservação ou preservação do meio ambiente? - Oby
Segurança

Qual a diferença entre conservação e preservação?

Muitas vezes conservação e preservação são utilizados com o mesmo propósito. Todavia, há diferenças sensíveis entre os dois termos. Mas para que você não erre mais, vamos definir as palavras e entender as diferenças. Há de se pensar que a temática ambiental bem como a utilização destes termo é relativamente nova. Por este motivo talvez, seja utilizada de forma errônea tanto por profissionais do meio ambiente, como por políticos e jornalistas.

Conservação

O termo “conservação” vem do latim cum, que significa “junto”, e servare, que quer dizer “manter, guardar”. O conservacionismo entende a importância dos recursos naturais, porém permite o uso racional e sustentável dos elementos. As atividades antropogênicas poderão ser desenvolvidas desde que em harmonia com a natureza. Segundo o professor holandês Peter Nijkam(Triple Bottle Line), para que um projeto seja de fato harmonioso com todos os componentes deste cenário, podemos dizer que ele deve ser: Ecologicamente correto, Financeiramente viável  e Socialmente Justo                                                   

O conceito de desenvolvimento sustentável é baseado no uso dos recursos naturais de maneira racional, ou seja, é conservacionista. Toda a sociedade humana utiliza extensos recursos naturais para garantir sua qualidade de vida, todavia na visão conservacionista é necessário a redução da pressão sobre a natureza.

Para que sua empresa esteja mais alinhada com os objetivos do desenvolvimento sustentável a Oby Engenharia Ambiental oferece diversos serviços, que além de conservar e preservar o meio ambiente, reduzem custos. Elencamos eles abaixo:

 
SUA EMPRESA TEM ALGUMA DEMANDA AMBIENTAL? CLIQUE AQUI E NOS PERGUNTE COMO PODEMOS A AJUDA-LO

 

Preservação

Preservar, diferentemente de conservar, é proteger integralmente os recursos, independente dos interesses de utilização para benfeitorias humanas. Resumidamente, deixar a natureza como ela está, sem qualquer interferência antropogênica.

A preservação se faz necessária em redutos de natureza ainda intocada, visando sua proteção integral. Ações neste formato auxiliam a manutenção de certas áreas, que podem servir de exemplo.

AFINAL DEVO SER CONSERVACIONISTA OU PRESERVACIONISTA NO QUE ENVOLVE O MEIO AMBIENTE?

O ideal é sempre aliar conservação e preservação. Sabemos que a sociedade depende dos recursos naturais para sobreviver, todavia não há necessidade de agredir o meio e impedir que as gerações futuras também se beneficiem. Que se conserve ambientes já antropizados, mudando a forma de exploração para uma mais racional, e que se preserve o restante de área sem interferência humana.

POST A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *