Benxi
R Pe Anacleto 231
Ponta Grossa
(42) 99982-6056
contato@obyambiental.com
Classificação de resíduos – importância - Oby
Alimentos

OS RESÍDUOS SEGUNDO A ABNT NBR 10.004

A classificação de resíduos determina os principais aspectos fisico-quimicos-biológicos de uma massa de resíduos. Porém antes de discorrer sobre, vejamos a definição da ABNT NBR 10.004 – Resíduos sólidos – Classificação:

“Resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.”

Para a correta Classificação dos resíduos , segundo a NBR supracitada, deve-se identificar sua origem e seus elementos constituintes, o processo de geração e confrontar com os anexos da norma. Porém em alguns casos que não constam nestes anexos, bem como afim de atender exigências de órgãos ambientais e empresas que realizam a destinação destes, se faz necessário o uso de métodos analíticos laboratoriais.

PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS AUXILIAM NA CORRETA CLASSIFICAÇÃO E GESTÃO DE RESÍDUOS.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Classificação de Resíduos

Os resíduos são classificados como:

  • Resíduos Classe I – Perigosos – Apresentam periculosidade ao meio ambiente e saúde humana através de inflamabilidade, Corrosividade, Reatividade, Toxicidade e Patogenicidade.
  •  Resíduos Classe II – Não Perigosos
  •  Classe II A – Apresentam propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água
  •  Classe II B – Quaisquer resíduos que, quando amostrados de uma forma representativa, segundo a ABNT NBR 10007, e submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou desionizada, à temperatura ambiente, conforme ABNT NBR 10006, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor.

A IMPORTÂNCIA DA CORRETA CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS

coleta seletiva

A classificação nos da um panorama sobre quais os principais impactos ambientais que os resíduos podem gerar em seu descarte. Assim sendo, de acordo com sua classificação devemos determinar qual o correto gerenciamento dos resíduos – coleta, transporte e destinação. O laudo de classificação de resíduos poderá ser o diferencial neste processo, gerando mais opções de destinação, sendo consideradas alternativas mais baratas. A destinação em aterros específicos é bastante mais cara que o uso agrícola, por exemplo e quando for o caso.
O IAP – Instituto Ambiental do Paraná – conforme PORTARIA IAP Nº 224, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007 solicita laudo de classificação de resíduos em autorizações ambientais para transporte, tratamento e disposição final de resíduos como:

• incineração,
• co-processamento,
• aterros,
• uso agrícola
• outros sistemas

SOLICITE UM ORÇAMENTO PARA CLASSIFICAÇÃO DOS SEUS RESÍDUOS E SAIBA COMO É POSSÍVEL ECONOMIZAR NA DESTINAÇÃO FINAL. CLIQUE AQUI

POST A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *