Plano de Gestão Ambiental – A gestão ambiental se organiza em empresas, indústrias, condomínios e demais organizações de forma diferenciada, de acordo com a realidade de cada um. Uma indústria irá ter um sistema de gestão ambiental diferente de um comércio. Assim sendo é de vital importância que se conheça todo os aspectos de qualquer empreendimento ou organização.
Toda e qualquer organização pode certificar-se com diversas normas, e todas exigem que se tenha um sistema de gestão adequado. Mesmo que não se busque uma certificação, a gestão ambiental do empreendimento reduz custos operacionais e identifica oportunidades que geração de divisas com o meio ambiente. A melhoria da imagem institucional frente a comunidade, clientes e parceiros é também mais uma vantagem dentre outras tantas. Grandes empresas buscam e preferem contratar terceiros e serviços que possuam algum tipo de gestão ambiental.
A exemplo; o correto gerenciamento dos resíduos pode resultar numa redução de 40% dos custos com destinação destes. Aliados com melhorias e boas práticas nos processos podemos reduzir drasticamente a geração de resíduos. O correto gerenciamento de recursos hídricos pode reduzir também os custos em até 90% com água, eliminando vazamentos, utilizando outras fontes de acesso a água, reusando efluentes. Questões ligadas a eficiência energética podem reduzir o custo da conta de energia em até 30% com atitudes simples e mudanças de alguns hábitos.
Plano de Gestão Ambiental pode ser entendido como um conjunto de ações estruturadas, na forma de medidas e procedimentos adequados, que visam a eliminação, minimização e controle dos impactos ambientais, provocados pela implantação e operação de Empreendimentos.
As ações do Plano de Gestão Ambiental, executadas de forma satisfatória, visam a manutenção e melhoria contínua da qualidade ambiental e de vida dos locais e das pessoas diretamente afetados pelos empreendimentos.