Benxi
R Pe Anacleto 231
Ponta Grossa
(42) 99982-6056
contato@obyambiental.com
Coleta seletiva em condomínios gera Lucro - Oby
Alimentos

Coleta seletiva em Ponta Grossa

A Coleta Seletiva já existe em alguns bairros, porém muitas pessoas ainda não separam seu material reciclável em suas casas.

CONFIRA AQUI O ARTIGO SOBRE ESTA TEMÁTICA E OS MOTIVOS PARA RECICLAR SEU LIXO.

Condomínios se caracterizam por serem grandes geradores, em especial por agregarem grande número de pessoas.  Justamente por isso a implantação de coleta seletiva deve ser feita por profissionais com experiência.

A Coleta seletiva pode gerar lucros para o condomínio?

Sim, a ideia de implantação de coleta seletiva em condomínios vai além da simples separação dos resíduos. De acordo com plano de gerenciamento de resíduos é possível identificar compradores para cada material em específico. O conhecimento da geração individualizada, permite transparência no sistema e o lucro pode ser revertido em melhorias para o condomínio.

CLIQUE AQUI E SOLICITE UM ORÇAMENTO PARA A IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA EM SEU CONDOMÍNIO.

Existe lei que obriga meu condomínio a implantar Coleta seletiva?

Sim, em Ponta Grossa através do Decreto municipal N.º 1 0. 9 9 4, de 01/02/2016 Institui as Diretrizes para apresentação dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, classifica os Resíduos Sólidos, identifica os Geradores e dá outras providências.

Em seu Art. 5º.  Classifica Os Geradores em:

  1. Gerador Domiciliar:
  2. a) Individual: aquele cuja residência se enquadra na categoria de habitação unifamiliar e gera até 100(cem) litros por dia;
  3. b) Coletivo: aquele cuja residência se enquadra na categoria de habitação multifamiliar composta por 06 (seis) ou mais unidades, e cujo volume de geração de resíduos rateado por unidade de habitação seja equivalente a do gerador domiciliar individual e excetuando a geração de resíduos perigosos e os da logística reversa.

Além disso em seu Art. 6°. Versa sobre a obrigatoriedade da Apresentação de Plano de Gerenciamento de Resíduos.

 Devem apresentar Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos os seguintes Geradores, sejam eles pessoas físicas, jurídicas, de direito público ou privado:

1.Gerador Domiciliar na modalidade Gerador Coletivo;

E ainda em seu artigo 10 considera:

 “prédios residenciais e comerciais e condomínios fechados com 06 (seis) ou mais unidades devem dispor de área reservada para fins de Coleta Seletiva e diferenciada de resíduos sólidos conforme estabelecido na lei municipal 8.557/2006.”

O prazo de atualização deste Plano de Gerenciamento de Resíduos é no máximo o ultimo dia útil do mês de março de cada ano.

O sucesso da implantação de Coleta seletiva em condomínios

Para que a coleta seletiva seja um sucesso em seu condomínio depende basicamente dos itens abaixo:

CONSCIENTIZAÇÃO INTENSIVA

A educação ambiental deve ser intensiva no período de implantação, e não deve ser negligenciada nas etapas seguintes. Deve-se falar sobre isso em reuniões, espalhar cartazes informativos, realizar treinamentos com colaboradores, usar todas as táticas possíveis para que a coleta seletiva faça parte do dia a dia dos moradores. A apresentação de resultados também é de fundamental importância

CORRETO DIMENSIONAMENTO DE ESPAÇOS PARA COLETA SELETIVA.

Ninguém quer ver sua reciclagem espalhada pelo condomínio, ou com mau cheiro. A correta periodicidade de coleta bem como o tamanho correto de contanedores são elementos do Plano de Gerenciamento de resíduos e aspectos cruciais na confiança dos condôminos no programa de coleta seletiva

E POR FIM – A CONTINUIDADE DA GESTÃO

A gestão do programa de coleta seletiva em condomínios deve ser feita diariamente com apresentação periódica de resultados. No caso de venda de resíduos pode-se procurar o comprador que apresenta maior preço. Os resíduos devem ser sempre pesados antes da destinação final.

POST A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *