Benxi
R Pe Anacleto 231
Ponta Grossa
(42) 99982-6056
contato@obyambiental.com
Monitoramento Ambiental e os Agrotóxicos na água - Oby
Natureza

O Monitoramento Ambiental se torna cada dia mais essencial para as empresas e agronegócios. O estudo que corrobora essa afirmativa foi realizado pelo SISAGUA (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água). Entre os anos de 2014 a 2017, onde se é confirmado que a água que chega às casas dos cidadãos pode estar contaminada com mais de 25 agrotóxicos.  (Clique aqui para ler a entrevista na íntegra).

Segundo especialistas envolvidos – o sistema de tratamento não consegue retirar, de forma integral, as moléculas de agrotóxicos presentes na água. A eliminação de impurezas microbiológicas e físico-químicas acontece e é efetiva, entretanto isto não ocorre para determinados agrotóxicos.

Ademais – nesta pesquisa se é informado que 11 destes agrotóxicos detectados relacionam-se a doenças crônicas. Sendo todos os outros qualificados com caráter de alta toxicidade pela Anvisa.

NÓS JÁ CONTAMOS O PORQUE, E COMO SE DEVE PROTEGER AS FLORESTAS EM OUTRO POST – CONFIRA.

A poluição por agrotóxicos nas águas de abastecimentos, evidencia um cenário de degradação ambiental. Para a correta recuperação hídrica nestes cenários, é necessário uma investigação detalhada dos poluentes que acometem estas nascentes e mananciais. Geralmente as propriedades rurais, ou os agronegócios que necessitam de pesticidas para suas culturas – e que possuem corpos hídricos em suas propriedades – contém problemas relacionados com tais contaminações.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE ÁREAS CONTAMINADAS

Monitoramento Ambiental e os problemas hídricos

O problema de tais agrotóxicos não é restrito somente a área da saúde, mas se estende também ao meio ambiente. Nas palavras de Felipe de Arruda Troyner, engenheiro ambiental que trabalha diretamente com o assunto: “- o pesticida pode contaminar a água de mananciais alterando a qualidade do fluido, e sem o tratamento correto dessa água, podem ocorrer diversos problemas de saúde a quem consome. Não só no manancial de abastecimento das cidades, mas os agricultores têm muitos problemas com a intoxicação de suas nascentes de onde são retiradas as águas para o consumo”, afirma.

O especialista reitera, também, que tais problemas hídricos – onde as nascentes e mananciais estão inseridas no contexto agrícola e muitas vezes não possuem mata ciliar – demanda um tratamento especificado.  “A grande maioria dos compostos de agrotóxicos não são retirados da água por tratamento convencional, necessitando de um tratamento complementar. Muitas vezes com carvão ativado, por exemplo”, esclarece.

PRETENDE RECUPERAR UMA ÁREA QUE TEVE SUPRESSÃO VEGETAL? CONFIRA COMO RECUPERAMOS ÁREAS ONDE ACONTECERAM VIOLAÇÕES AMBIENTAIS. 

A ausência de mata ciliar acarreta na presença de agrotóxicos nos leitos hídricos – contaminando a fauna aquática ali existente. Ela, além de proteger as nascentes, também evita o assoreamento dos leitos dos rios envolvidos.

Os efeitos cataclísmicos, provocados pela extinção da mata ciliar, não se restringem aos limites geográficos regionais em que está localizada a irregularidade ambiental. Sendo possível, este problema, atingir dimensões municipais e até estaduais.

Sendo, também, de suma importância a proteção efetiva dos mananciais e das nascentes. A exploração irresponsável destes leitos aquíferos é punível pelo Código Florestal Brasileiro e pode causar danos severos às propriedades rurais. Para se utilizar a água de qualquer corpo hídrico é obrigatório outorga. Saiba mais clicando aqui.

A todo produtor agrícola que venha a possuir propriedade rural – se é necessário, também,  o devido Cadastramento Ambiental Rural (CAR).

Seguindo tais diretrizes de acordo com o CAR, ainda, existe mais um agente que participa neste cenário. É o Programa de Regularização Ambiental (PRA), o qual se resume em um conjunto de ações a serem tomadas pelos proprietários rurais visando a correta adequação de seus imóveis.

Outro risco potencial para qualidade das águas é o tratamento inadequado dos esgotos domésticos e de atividades agropecuárias. Saiba mais aqui.

monitoramento ambiental apresenta-se como uma solução barata e eficiente na redução de riscos de impactos hídricos. Realizar periodicamente este monitoramento se faz necessário para se manter o equilíbrio ecológico dos recursos naturais disponíveis. É seguindo diretrizes do monitoramento ambiental que são percebidos, por exemplo, a presença dos agrotóxicos na água de mananciais e afins. (Leia mais clicando aqui).

A OBY AMBIENTAL TRABALHA COM TODAS OS SERVIÇOS CITADOS – PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES, DE NASCENTES E DE MANANCIAIS; MONITORAMENTOS AMBIENTAIS; E EFETIVAÇÃO DO CAR E DO PRA. VENHA FAZER SEU ORÇAMENTO CONOSCO – ENTRE EM CONTATO DIRETAMENTE POR AQUI.

POST A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *