O Monitoramento Ambiental é um procedimento de coleta de dados, avaliação e acompanhamento contínuo e sistemático de padrões de qualidade ambientais estabelecidos em legislações. Com base nos dados obtidos analiticamente, é possível extrair informações importantes qualidade do ar, incluindo a conservação, preservação, degradação, recuperação ambiental e mitigar qualquer aspecto e impacto ambiental decorrente das atividades.
Áreas contaminadas, atmosfera poluída, corpos d´agua mortos ou mesmo um desastre em suas barragens de rejeitos, podem gerar uma grandiosa dor de cabeça e homéricas perdas financeiras.
Nesse contexto, aplicamos o ciclo PDCA(Plan-do-check-act) no meio ambiente. Planejar, fazer, checar e agir é o resumo do monitoramento ambiental. Planejar amostragem, amostrar, realizar relatório, monitorar resultados analíticos e mitigar alguma não conformidade, que se não corrigida pode gerar passivos ambientais, representa uma grande economia de preocupação e de dinheiro.
O monitoramento ambiental apresenta-se como uma solução barata e eficiente na redução de riscos de impactos ambientais. Realizar periodicamente o monitoramento dos efluentes de sua ETE, a montante e a jusante dá um parâmetro de avaliação da qualidade do seu tratamento. Ao cruzar esses dados com a legislação, temos uma arma infalível para evitar grandes impactos ambientais.
Em águas subterrâneas, como também no solo, temos o mesmo caso. Um vazamento de tanque, além de representar perda de produto, gera grandes impactos. Muitas vezes esse vazamento é pequeno e pode persistir por anos sem ser notado, gerando grandes passivos ambientais e, por consequência, grandes custos de remediação.
A poluição atmosférica é realmente uma das mais complexas. Ela pode ser fruto de equipamentos com problemas de uso ou de manutenção. Odores geram críticas da população vizinha ao empreendimento, além da visível fumaça preta que pode ser de direta observação.
O conhecimento das legislações e do processo produtivo nos orientam com relação a que parâmetros devemos utilizar para monitorar esses elementos. O planejamento do monitoramento ambiental deve ser pautado em:
As legislações a serem atendidas no estado do Paraná, no que tange o automonitoramento das atividades, são duas:
A OBY Engenharia ambiental realiza o monitoramento ambiental da sua empresa, utilizando equipamentos com certificados de calibração validados e laboratórios certificados com ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 – INMETRO, garantindo o atendimento às legislações com confiabilidade das análises.