O Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR – é um documento que serve para controlar a movimentação de resíduos, desde o gerador até a destinação final. Assim sendo, deve conter informações da Classificação do resíduo(clique aqui para saber mais), volume, do gerador, do transportador e do destinador final.
A função do Manifesto de Transporte de Resíduos é evitar a destinação inadequada destes, informando a cadeia de processos que envolvem a destinação externa. Para que toda a cadeia de resíduos seja rastreada, o manifesto deve ser feito em 4 vias sendo:
Alguns estados possuem sistemas online de geração deste documento. Alguns exemplos são o Paraná (www.sga-mr.pr.gov.br), Santa Catarina (http://mtr.fatma.sc.gov.br/) e Minas Gerais (https://mtr.meioambiente.mg.gov.br/)
Os Manifestos de Transportes de Resíduos devem ser arquivados por pelo menos 5 anos pelo gerador e receptor. Ao transportador, recomenda-se que seja guardado por 3 anos, para possíveis fiscalizações.
Devido a responsabilidade compartilhada sobre os resíduos, todos os envolvidos devem assinar o MTR. Geralmente emitidos pelo receptor dos resíduos. Em Ponta Grossa DECRETO Nº 10.994, DE 01/02/2016 que” INSTITUI AS DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CLASSIFICA OS RESÍDUOS SÓLIDOS, IDENTIFICA OS GERADORES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS regulamenta os Manifestos de Transporte de Resíduos em seus artigos 23 e 24.
Ainda, o receptor deverá informar a prefeitura todas as destinações de resíduos realizadas por ele em principal qual o gerador de resíduos. Assim a fiscalização pode rastrear toda cadeia de geração a destinação.
Mesmo realizando a destinação final de seus resíduos com outra empresa, você ainda e responsável pelo seu resíduo. Diante da responsabilidade compartilhada, é essencial que o gerador faça a correta gestão dos documentos. Além de segurança jurídica, os Manifestos de Transporte de Resíduos – MTR e o Certificado de Destinação Final – CDF devem ser apresentados anualmente, em toda renovação de Plano de Gerenciamento de Resíduos (clique aqui e saiba mais)