Após utilizar a embalagem, devemos descarta-la em lugares onde exista coleta seletiva. Mas antes de descarta-las podemos notar a presença de poucos restos do produto nesta embalagem. Isso ocorre, com latas, plásticos, isopores e embalagens cartonadas. A presença deste material orgânico pode atrair vetores e gerar odores indesejáveis.
Depois de sair de nossas casas, esta embalagem é enviada a uma central de triagem – Cooperativas e Associações de Catadores de materiais recicláveis- onde será separada, prensada(em alguns casos) e posteriormente vendida a indústria. O tempo de processamento deste material dentro das centrais de triagens pode ser longo, durando várias semanas.
Ao chegar na indústria esse material é lavado antes de ser triturado, a água usada neste processo é geralmente de origem de reuso, ou seja, utiliza-se água para lavagem que vai sendo tratada e reinserida no sistema de lavagens.
A sua casa é só o começo do processo. Se duas caixinhas de leite em poucos dias apresentam odores imagine toneladas delas. É oque geralmente acontece nas usinas de triagem e nas industrias de reciclagem. Toneladas de caixinhas fedorentas esperando para serem separadas ou prensadas. O mais importante de tudo isso, é que são pessoas que fazem todo o serviço, pessoas que sentem cheiros desagradáveis.
Lavar o seu resíduo em casa, além de evitar a proliferação de insetos demais vetores auxilia na qualidade do ambiente de trabalho das pessoas envolvidas.
Você pode lavar suas embalagens com:
A água que sai da máquina de lavar;
Embaixo da torneira enquanto lava a louça;
->NÃO PRECISA ESFREGAR COMO SE FOSSE LOUÇA<-
Sendo, também uma ótima alternativa a utilização da água de chuva – clique aqui e veja como;
A água de cozimento de legumes também pode ser utilizada.