Benxi
R Pe Anacleto 231
Ponta Grossa
(42) 99982-6056
contato@obyambiental.com
como plantar arvores 10 dicas para plantar árvores com sucesso. - Oby
Alimentos

Plantar árvores é uma atitude inteligente e sofisticada.

Plantar árvores trazem inumeros benefícios e a falta de arborização em nossas cidades torna a qualidade de vida mais deficitária. Porém quando tomamos a belíssima atitude de plantar árvores temos de observar alguns fatores para que o plantio tenha sucesso. Com o intuito de apoiar ações de plantio de árvores preparamos esta lista com 10 dicas preciosas.

  1. ESCOLHA A ESPÉCIE IDEAL PARA O ESPAÇO DISPONÍVEL – CONHEÇA A ÁRVORE QUE VAI PLANTAR.como plantar arvores

Árvores de diferentes espécies tem diferentes comportamentos; umas aceitam mais sol, outros não gostam de muita umidade. Para saber as preferências da planta sempre é bom pesquisar antes de plantar. A escolha também se refere aos aspectos físicos da planta; devemos observar o tamanho final da árvore e prever se ela poderá encostar na fiação elétrica, por exemplo. Algumas espécies tem crescimento das raízes bastante agressivo podendo trazer danos a pavimentação asfáltica e passeios. O correto é sempre procurar espécies nativas do Brasil, pois tem maior facilidade de adaptação.

  1. MELHOR ÉPOCA PARA PLANTAR ÁRVORES – PREFERÊNCIA POR ÉPOCAS MAIS CHUVOSAS.

No inverno, a grande maioria das espécies entram em estado de dormência, não apresentando crescimento vegetativo relevante. Na Primavera as plantas saem dessa dormência e iniciam o período vegetativo. O ideal é escolher o final do período de dormência e início do crescimento vegetativo, onde a planta terá maior força pra enraizar e desenvolver-se no novo local. Mudas com botões ou flores não devem ser plantados, pois podem despender muita energia na floração e não pegar no novo local. Mas é bom ficar atento, nem todas as plantas florescem na primavera ou entram em dormência no inverno.

  1. QUALIDADE DA MUDA – EVITE REPLANTIOS.

Mudas com flores, ou com os torrões que não estejam inteiros não são boas escolhas. Verifique a planta a procura de doenças nas folhas ou caule, é muito importante que estejam sadias. Para plantar árvores em calçadas procure mudas com aproximadamente 2,5 metros de altura, com primeira bifurcação a 1,80 metros e 3 centímetros de diâmetro na altura do peito.

  1. FAZENDO A COVA

O buraco para plantio da muda deve ter o dobro do tamanho do torrão. Se o solo estiver muito compactado deve-se fazer uma cova em formato cônico com 1 metro na superfície e 0.5 metros no fundo. Caso seja plantada em calçadas, árvores pequenas devem ter aproximadamente 2 m de área sem impermeabilização para absorver água, e árvores maiores 3 m2.

  1. ADUBAÇÃO DO SOLO – ALIMENTANDO AS PLANTAS

Com a terra retirada da cova, misture adubos para fertilizar o solo. Cada espécie tem uma necessidade de nutrientes, o ideal (quando possível) é realizar uma análise do solo. No geral pode utilizar:

  • 100 g de N-P-K 10-10-10;
  • 300 g de calcário;
  • 300 g de super fosfato;
  • Também pode usar, esterco de gado curtido, farinha de ossos, húmus de minhocas, terra vegetal, composto orgânico, cama de aviário.
  1. PLANTIO

Primeiramente retire a embalagem da muda. Cubra o fundo da cova com a terra preparada com os nutrientes e coloque a muda preenchendo o resto da cova observando o nível do solo.  É importante colocar uma estaca para manter a muda ereta amarrada com algo que não estrangule ou fira o caule da planta, pode usar borracha ou sisal. Também é importante deixar a terra da cova um pouco abaixo do nível do solo para captação de água.

  1. PROTEÇÃO DA ÁRVORE.

Use uma tela para proteção da árvore contra animais e vândalos, e pequenas estacas ou pedras quando usar roçadeira.  No solo no entorno da muda coloque matéria orgânica, como folhas ou capim, a fim de proteger o solo de enxurradas e do sol que pode secá-lo rapidamente, e também reduzir o crescimento de ervas daninhas.

  1. ÁGUA REGULARMENTE

Molhe sua muda regularmente, principalmente nos primeiros meses após transplante. Mudas novas precisam manter-se bem hidratas para desenvolver-se com qualidade. Clique aqui e veja como usar água de chuva

  1. TENHA PACIÊNCIA

Não adube ou pode sua árvore neste primeiro momento. Excesso de adubo pode “queimar a planta” bem como podas podem conferir deficiências estruturais na planta, deixando-a fraca e sensível a ventos fortes.

  1. MONITORE SUA ÁRVORE

Observe bem folhas e caule regularmente atrás de possíveis pragas e doenças. Observe se não há formigas nas proximidades.

PARA PLANOS DE ARBORIZAÇÃO URBANA E EM CONDOMÍNIOS, PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS URBANAS E DEMAIS DEMANDAS AMBIENTAIS SOLICITE UM ORÇAMENTO PARA NOSSA EQUIPE.

POST A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *