Já falamos muito sobre a importância do PGRS, mas você sabia que deve realizar a renovação de PGRS? O PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos descreve o processo de geração até a destinação adequada dos resíduos gerados por toda atividade. Indica também todo correto manejo; acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento e reciclagem. Vem daí a necessidade de renovar se PGRS. Quaisquer alterações realizadas na empresa, desde mudança de layout até mudança de processo altera o processo de gestão dos resíduos.
O PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos deve ser renovado anualmente, de acordo com o Parágrafo 1º do Art. 23 da Lei Federal nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e Art. 56 do Decreto Federal nº 7.404/2010.
Ainda, a renovação de PGRS pode ser feita atendendo prazos de condicionantes de legislações e licenciamentos ambientais. Em Ponta Grossa – PR, a exemplo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente disciplina a apresentação dos PGRS´s, através do decreto Nº 10.994, DE 01/02/2016. Neles estão previstas a data do último dia útil do mês de março para apresentação dos seguintes geradores:
O IAT – Instituto de Água e Terra do Paraná, a exemplo, a exigência é o Inventário de Resíduos Sólidos Industriais. Neste procedimento são informadas ao órgão fiscalizador todas as destinações de resíduos realizadas pela sua empresa, anualmente.
Ao IBAMA, deve ser realizado o envio do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras (RAPP) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O preenchimento do relatório e carácter declaratório e deve informar principalmente sobre as movimentações de resíduos relativos ao ano anterior.
A LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998 – Lei dos Crimes Ambientais prevê sansões penais e administrativas a quem não possuir o PGRS renovado anualmente.
Nós da OBY recomendamos a todos os clientes que iniciem o processo de renovação de PGRS e os consequentes relatórios sejam iniciados no primeiro semestre de cada ano. As renovações dependem de coleta de documentação e verificação das situações atuais, além de verificar se as metas estabelecidas foram cumpridas.