Dia de proteção a floresta 17 de julho – Em nosso folclore, existe uma criatura mítica que protege as florestas, chama-se Curupira. Este ser tem cabelo vermelhos e pés virados pra trás. Esta artimanha dos pés virados serve para enganar depredadores da floresta, todavia, é um folclore nacional. A proteção das florestas é de suma importância para sobrevivência humana desempenhando funções ecológicas, econômicas e sociais. Curupira estava certo. As florestas são vitais a biodiversidade, além de dar suporte a toda vida humana.
Por que proteger as florestas?
- Fornecimento de matérias primas: madeira, alimentos além de compostos para fabricação de remédios
- Você vive sem água? As florestas auxiliam na retenção de água no solo, auxiliando a recarga de lençóis freáticos. Em tempos de seca, esta recarga e de suma importância para a manutenção do abastecimento.
- Você toma água suja? Matas ciliares, protegem cursos de água de contaminações que possam ser escoadas ao rio e mananciais.
- Você respira um ar poluído. As árvores retem poluentes, absorvendo o CO2 das atividades humanas e melhorando a qualidade do ar em nossas cidades.
- Sem a floresta a fauna acaba. Os desiquilíbrios ambientais que advêm da derrubada da floresta podem causar diversos problemas a sociedade.
- Doenças tem gênese em florestas. Em áreas de mata derrubada a incidência de malaria é maior (veja mais aqui); o vírus da COVID-19 provavelmente teve seu início na interação entre humanos e populações de animais selvagens que vivem nas florestas.
Como posso ajudar na proteção a floresta?
- Consuma produtos de origem vegetal com certificado, prefira matérias primas de reflorestamentos.
- Apoie ações de conservação de floresta. Floresta em pé e renda combinam. Comunidades tradicionais, a exemplo, sobrevivem de extrativismo de castanhas e frutas da mata sem derruba-las.
- Não dê inicio a queimadas
- Não jogue lixo em locais inadequados, principalmente “bitucas” de cigarro
- Plante Árvores