Benxi
R Pe Anacleto 231
Ponta Grossa
(42) 99982-6056
contato@obyambiental.com
Plano de Gerenciamento de Resíduos – PGRS - Oby
Alimentos

O Plano de Gerenciamento de Resíduos – PGRS

Plano de Gerenciamento de resíduos descreve todo o processo de geração até a destinação adequada dos resíduos gerados por toda atividade. Indica também todo correto manejo de acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento e reciclagem.

Quem precisa de um Plano de Gerenciamento de Resíduos?

Segundo LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010 – Política Nacional dos resíduos sólidos – toda atividade que gera resíduos em seus processos, bem como grandes geradores como supermercados e shoppings.

Ainda, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa  através do DECRETO Nº 10.994, DE 01/02/2016 – institui as diretrizes para apresentação dos planos de gerenciamento de resíduos sólidos, classifica os resíduos sólidos e identifica os geradores.

Ficou com dúvida? Pergunte pra OBY clicando aqui e entramos em contato com você.


Além da Legislação, Por que ter um Plano de Gerenciamento de Resíduos?

Uma pesquisa desenvolvida pela Shooper Experience(2015), dados a respeito do consumo consciente foram apresentados. O estudo leva em conta aspectos ambientais, econômicos e sociais das organizações e revelou a percepção dos consumidores sobre seu papel neste contexto, bem como o envolvimento de empresas e governo no tema. Para 97% dos entrevistados, em 2015, as práticas correlatadas ao consumo consciente são de inteira responsabilidade do cliente contra 64% em 2014.

Em relação as ações desenvolvidas pelas empresas, os entrevistados listaram as práticas mais ligadas ao consumo consciente, sendo as 4 primeiras todas relacionadas a geração de resíduos:

  • adoção de práticas de redução de resíduos poluentes (98%);
  • reciclagem de lixo (98%);
  • programas e iniciativas de redução de impacto ambiental (97%);
  • utilização de materiais recicláveis nos produtos/embalagens (97%);

(link para pesquisa: aqui).

Ainda corroborando a assertiva supracitada, quase 79% das organizações adotam a gestão ambiental para melhorar e proteger sua reputação e imagem institucional em relação aos seus stakeholders. (fonte: aqui).

Estas pesquisas nos mostram, de maneira indubitável, que as empresas sabem que vem sendo notadas pelos clientes, em ações que desenvolvem em suas atividades e principalmente na sua geração de resíduos. E ainda, não só resíduos que a empresa gera no processo bem como os resíduos pós consumo(sua embalagem é reciclável/retornável?)

Como a OBY realiza os Plano de Gerenciamento de Resíduos?

Seguimos metodologias orientadas a melhoria contínua e viabilidade econômica e ambiental, com a participação do cliente em todas as etapas, procedendo da seguinte maneira:

  1. Visitamos o Cliente e identificamos, conhecemos e entendemos os processos produtivos, já analisando oportunidades de melhorias em vistas ao meio ambiente
  2. A classificação do Resíduo é realizada de acordo com a norma ABNT NBR 10.004. Também verificamos as quantidades geradas. A correta classificação, além da quantificação, são fatores determinantes na escolha da destinação, e também na formatação de preço desta destinação. A destinação de resíduos perigosos é mais onerosa que a destinação de resíduos não perigosos. A OBY mantem um rol de empresas que fazem tratamento/destinação de resíduos e podemos auxiliar na melhor e mais econômica escolha.
  3. Identificamos possíveis melhorias a serem feitas em todo processo de geração e manejo de resíduos visando Reduzir a geração, reutilizar oque for possível, Reciclar oque é passível de reciclagem, minimizando os resíduos a descartados.
  4. A logística dos transportes de resíduos é de vital importância para a destinação bem como segurança dos atores envolvidos. Deve-se possuir locais projetados para acondicionar seus resíduos de forma segura, protegido de intempéries e de fácil acesso.
  5. Os receptores dos resíduos devem ser licenciados por órgãos ambientais, bem como possuir toda documentação de transporte. O gerador é corresponsável pela correta destinação de resíduos então deve-se analisar bem a empresa a ser contratada para a destinação dos resíduos.
  6. O treinamento contínuo garante o sucesso da implementação e execução do Plano de Gerenciamento de Resíduos sólidos
  7. Executamos o monitoramento e análise critica de todo o Plano de Gerenciamento de Resíduos identificando melhorias e comunicando ao público os resultados obtidos

Solicite aqui um orçamento para Planos de Gerenciamento de Resíduos de Gestão de Resíduos

POST A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *