Estudo de Avaliação de ruído é um documento técnico, com responsabilidade técnica de profissional habilitado, que atesta as medições de nível de ruído, confrontando com as legislações e normas técnicas vigentes, garantindo que a poluição sonora não ira afetar as adjacências do empreendimento ou atividade.
Para fins de licenciamento ambiental, gestão ambiental ou de Laudos de segurança do trabalho se faz necessário o estudo de avaliação de ruídos nos empreendimentos. A poluição sonora acontece quando num certo local o som altera as condições normais de audição. Os riscos a saúde humana da poluição sonora são vários, e dentre eles podemos citar:
Na natureza, a poluição sonora também traz problemas aos animais silvestres, afugentando-os, alterando o fluxo normal de reprodução e assim sendo diminuindo sua população.
As empresas, devem atender legislações específicas com relação ao ruído como: a norma NBR 10.151 e ABNT NBR 10.152 da ABNT, instituída como obrigação legal na Resolução CONAMA nº. 01, de 08 de março de 1990. E em que tange a segurança do trabalho deve-se atender o anexo 1 e 2 da NR-15 atividades ou operações que são consideradas insalubres.
Conforme citado acima, a poluição sonora causa vários impactos na saúde humana, bem como alterações em ambientais naturais. Para que estes impactos sejam mitigados ou eliminados deve-se realizar um estudo de avaliação de ruído, tanto ambiental quanto ocupacional. Prevendo este aspecto ambiental das atividades no seu plano de negócios, ao iniciar as operações do seu empreendimento pode-se evitar diversos problemas e inconvenientes, com leis ambientais ou mesmo com a vizinhança. Também vale ressaltar que deve-se realizar o PCA – Plano de Conservação Auditiva. Este documento irá nortear o uso de EPC´s ou EPI´s em seu empreendimento, garantindo a saúde e produtividade dos colaboradores.