Benxi
R Pe Anacleto 231
Ponta Grossa
(42) 99982-6056
contato@obyambiental.com
Água de chuva – No dia Mundial da água aproveite - Oby
Alimentos

Água de chuva como fonte alternativa

Muito se fala sobre água de chuva como fonte alternativa de água devido a crise hídrica que vivemos, e vejo por ai diversos equipamentos que prometem diversas coisas e custam muito dinheiro. Na verdade o mercado percebeu o nicho de negócios  e começou a criar equipamentos bonitos e ineficientes para se utilizar água de chuva , porém você não precisa desses equipamentos, podes construir tudo com baixo custo e reaproveitando materiais, basta um pouco de vontade e colocar a mão na massa.

Quer usar água de chuva em sua casa? clique aqui e nos peça um orçamento!

Um sistema de aproveitamento de água de chuva é composto de:

  1. Superfície de captação (geralmente um telhado)
  2. Calhas e condutores
  3. Sistema de descarte inicial (um reservatório onde as primeiras águas de chuva são reservadas e posteriormente descartadas)
  4. Reservatório principal – onde sera reservada a água a ser utilizada para fins não potáveis.

Por que um sistema de água de chuva usar descarte inicial e não um filtro?

Gosto de fazer um sistema de descarte inicial pois é simples, barato e de fácil operação. Um filtro deve ser limpo periodicamente, pois se estiver sujo, ao invés de filtrar a água ele a sujará. Trocar o elemento filtrante ou até mesmo fazer uma retrolavagem não apresentará nenhuma  economia financeira. O sistema de descarte inicial é muito mais simples, abre-se a torneirinha e pronto, esta preparado para a próxima chuva.

Detalhe do descarte inicial, a primeira água de chuva, além de lavar a atmosfera lava o telhado e pode conter impurezas. Assim que este tubo é preenchido pela água de chuva “suja”, o restante é direcionado para o reservatório azul (na foto) e é estocada para uso posterior.

Como a água ainda é um bem de baixo custo, é tênue a linha de viabilidade de projeto de água de chuva, assim sendo devemos reduzir os custos de implantação e operação do sistema. Neste sentido apresenta-se o reservatório principal como a parte mais onerosa do sistema. Para um cálculo mais econômico sugere-se que sejam utilizados os recomendados pela NBR 15527.

POST A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *