Atualmente, onde ocorrem discussões acaloradas sobre a destinação de resíduos sólidos, fechamento de aterros sanitários e um caos generalizado na gestão de resíduos urbanos. Neste contexto a Páscoa(como outras datas comemorativas) se torna uma data de grande geração, advindos dos ovos de páscoa. Feliz Páscoa!
Notamos nos supermercados alguns ovos possuem o sinal de reciclável em suas embalagens, mas elas são realmente recicláveis?
A embalagem contém geralmente:
Conheça os serviços prestados pela OBY Engenharia Ambiental clicando aqui
O plástico tem mais valor de mercado para reciclagem, agora o laminado é outra história. O símbolo diz que já existe um processo para reciclagem da embalagem, mas na verdade esta embalagem tem um valor tão pequeno, que acaba não sendo atrativa para os coletores.
A embalagem dos salgadinhos, bolachas e ovos de páscoa, é denominado BOPP. Suas propriedades são ótimas para guardar os alimento evitando contato com oxigênio, temperatura e umidade. Existe sim reciclagem para este produto que deve ser rotulado com símbolo de reciclagem de PP, número cinco condorme NBR ABNT 13.230.
Em pesquisa do CETEA – Centro de Tecnologia de Embalagens – Simbologia de reciclagem de laminados BOPP – foram consultadas 19 empresas que reciclam PP afim de confirmar a reciclagem do laminado. Oito destas empresas confirmaram que não absorvem o material, e em grande número delas os funcionários não sabiam da existência do BOPP. Em apenas duas empresas confirmaram a reciclagem do material, porém em grandes quantias. A justificativa é que não fazem lavagem em embalagens pós consumo e que a tinta da impressão causa problemas na reciclagem.
Feliz Páscoa a todos.