Postado em 30 de junho de 2020
emPGRS
O Julho sem plástico é uma campanha encabeçada pela Plastic Free Foundation que é um movimento global para conscientização da população sobre a redução do uso de plásticos. O Brasil é um grande gerador de resíduos Plásticos. Segundo o Banco mundial, somos o quarto maior gerador de resíduo plástico do mundo. Produzimos cerca de 10,3 milhões de toneladas, todavia apenas 145 mil toneladas são recicladas (1,28%).
Estes tipos de campanha como a Julho sem Plástico remetem a educação ambiental da população. Outras dicas de como ser mais sustentável você pode encontrar aqui: Logística reversa – Lixo Eletrônico – 8 R´s da Sustentabilidade – Lavagem de Embalagens – Utilize água de chuva – Plante Árvores
Ainda se desejar, leve uma palestra de sensibilização ambiental para seus colaboradores clique aqui e solicite um orçamento.
Sabendo de alguns dos maiores problemas envolvendo o plástico, fica evidente a importância da campanha Julho sem Plástico.
O ideal é realizar uma verificação em todos os locais de trabalho e verificar onde está a geração de plásticos. Após identificado os pontos de geração, deve-se quantificar a geração, ou seja quanto de resíduo plástico é gerado? Sabendo-se o quantitativo, pense nas oportunidades de melhoria. Seu problemas são copos descartáveis? Adote canecas. Existem diversas alternativas ao uso de plástico em escritórios, cozinhas e demais ambientes. Também é importante a educação ambiental dentro do empreendimento. Pode-se elaborar um plano de educação ambiental e lembrar aos colaboradores de maneira periódica da correta gestão de resíduos.
Com relação a matéria prima e produto também é possível aderir ao Julho sem Plástico. Verificar as embalagens de matérias primas e dos produtos é um grande passo: podemos trocar a embalagem? É possível compra a granel? Podemos comprar em maiores quantidades?
Para que os resíduos sejam identificados e quantificados, se busque a melhor forma de minimizar a geração e ainda qual a melhor destinação conheça aqui como realizamos nosso Plano de Gerenciamento de Resíduos – PGRS.