Benxi
R Pe Anacleto 231
Ponta Grossa
(42) 99982-6056
contato@obyambiental.com
Julho sem plástico – dicas para reduzir o uso de plásticos - Oby
Alimentos

Julho sem plástico – dicas para reduzir o uso de plásticos

Postado em 30 de junho de 2020

emPGRS

Do que se trata o Julho sem Plástico?

O Julho sem plástico é uma campanha encabeçada pela Plastic Free Foundation  que é um movimento global para conscientização da população sobre a redução do uso de plásticos.  O Brasil é um grande gerador de resíduos Plásticos. Segundo o Banco mundial, somos o quarto maior gerador de resíduo plástico do mundo. Produzimos cerca de 10,3 milhões de toneladas, todavia apenas 145 mil toneladas são recicladas (1,28%).

Estes tipos de campanha como a Julho sem Plástico remetem a educação ambiental da população. Outras dicas de como ser mais sustentável você pode encontrar aqui: Logística reversa – Lixo Eletrônico – 8 R´s da Sustentabilidade – Lavagem de Embalagens – Utilize água de chuva – Plante Árvores

Ainda se desejar, leve uma palestra de sensibilização ambiental para seus colaboradores clique aqui e solicite um orçamento.

PROBLEMAS AMBIENTAIS CORRELATOS AO USO DO PLÁSTICO:

  1. O plástico é um derivado de petróleo, recurso natural finito. Para que este seja extraído, são necessários processos de mineração com diversos impactos ambientais, muitas vezes irreversíveis
  2. O plástico pode demorar até 400 anos para se decompor
  3. Até 2050 haverá mais plástico que peixes nos oceanos: ainda o plástico é responsável pela morte de grande número de animais marinhos que os comem.
  4. Apenas 10% do plástico utilizado e reutilizado, diminuindo a vida útil dos aterros sanitários.
  5. Microplásticos, os plásticos invisíveis que estão em grande número em todos os habitats

Sabendo de alguns dos maiores problemas envolvendo o plástico, fica evidente a importância da campanha Julho sem Plástico.

Como reduzir o uso de plástico na minha empresa?

O ideal é realizar uma verificação em todos os locais de trabalho e verificar onde está a geração de plásticos. Após identificado os pontos de geração, deve-se quantificar a geração, ou seja quanto de resíduo plástico é gerado? Sabendo-se o quantitativo, pense nas oportunidades de melhoria. Seu problemas são copos descartáveis? Adote canecas. Existem diversas alternativas ao uso de plástico em escritórios, cozinhas e demais ambientes. Também é importante a educação ambiental dentro do empreendimento. Pode-se elaborar um plano de educação ambiental e lembrar aos colaboradores de maneira periódica da correta gestão de resíduos.

Com relação a matéria prima e produto também é possível aderir ao Julho sem Plástico. Verificar as embalagens de matérias primas e dos produtos é um grande passo: podemos trocar a embalagem? É possível compra a granel? Podemos comprar em maiores quantidades?

Para que os resíduos sejam identificados e quantificados, se busque a melhor forma de minimizar a geração e ainda qual a melhor destinação conheça aqui como realizamos nosso Plano de Gerenciamento de Resíduos – PGRS.

Como reduzir o uso de plástico na minha casa?

  1. Sacolas retornáveis e carrinho feira
  2. Prefira caixas de papelão a sacolas
  3. Compre produtos a granel
  4. Carregue sua garrafa retornável de água
  5. Não use copos e talheres descartáveis
  6. Evite cosméticos e produtos de higiene pessoal com microplásticos. Sua escova de dente pode ser bambu, esfoliantes sintéticos contém microplásticos,
  7. Verifique as embalagens de comida e prefira comprar em restaurantes e supermercados que usem menos plástico nas embalagens.
  8. Cozinhar em casa e levar sua marmita reduz o uso de plástico. A use a marmita retornável.
  9. Caso não consiga deixar de usar o plástico, encaminhe-o para a reciclagem.

USE A HASHTAG #JULHOSEMPLASTICO E AJUDE ESSA IDEIA A PROSPERAR!

POST A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *